Este é um grafite (presumivelmente) de Banksy. Banksy é um pintor anônimo que é famoso pelo seu estilo único de pintura e mensagens escondidas nelas. Particularmente, nesta peça, podemos ver um soldado a lançar argamassa e, em vez de munição, flores de cravo estão a florescer e  a expandir-se a partir dela. Se alguém estiver interessado na história do Portugal moderno, deve notar que isso tem a ver com o período do ‘Estado Novo’ do país. Durante esse período, Portugal foi praticamente dominado por um professor de economia, António de Oliveira Salazar.

No meu país de nacionalidade, a Coréia do Sul, também vivemos um período de ditadura. A mais longa foi realizada por Park Jeong Hee, que presidiu por 16 anos, de 1963 a 1979. Assim como Salazar controlava as pessoas com a política dos  3Fs (Fado, Futebol, Família), Park promoveu a política de 3Ss (Screen, Sports, Sex – Censura, Jogos Olímpicos de Seul de 1988, Indústria do Sexo). Outra semelhança que Salazar e Park partilham é que eles têm uma quantidade significativa de seguidores até esta data. Isso ocorre porque o crescimento económico foi o mais alto durante as suas presidências. Como resultado, muitos idosos ainda dizem de vez em quando: “Naquele tempo é que era bom…

Espero, sinceramente, que a ditadura não reapareça na Coréia do Sul de nenhuma forma. Desejo que a ditadura em curso na Coréia do Norte termine e mais direitos humanos sejam concedidos no país. Afinal, concordo com o que John Dalberg-Acton disse: O poder absoluto corrompe absolutamente.

Referência:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Oliveira_Salazar

https://www.thecrimson.com/column/k-pop-generation/article/2013/11/19/Future_of_Kpop_Soy_Kim/

http://www.koreatimes.co.kr/www/opinion/2020/03/636_242269.html

https://en.wikipedia.org/wiki/John_Dalberg-Acton,_1st_Baron_Acton