Não era possível de fazer uma « sextape » com um telefone antigo, mas não é a única  diferença em relação aos  telemóveis modernos.

Agora nós podemos fazer quase tudo com as  aplicações : ler notícias, escrever mensagens de correio (emails) ou instantâneas, conversar com vídeo, fotografar, gerir uma agenda ou contas bancárias, jogar, ouvir música, orientar-nos numa cidade nova, encomendar comida ou um táxi…

É um outro  universo : os jovens  podem utilizar todas as funções e parecem  extraterrestres às pessoas velhas  que só usam o telemóvel para telefonar!

As vantagens são evidentes : o telemóvel é tão poderoso, rápido, prático… Doravante, a cultura da comunicação para todos os humanos, a cada minuto, está aqui.

Mas esta tão sonhada sociedade tem também um preço: maior perda de tempo em atividades fúteis ; dependência , isolamento e desumanização; controlo de companhias privadas gigantescas; obrigação de comprar sempre um novo equipamento… e sempre mais aculturação.

Com este computador na mão, nós estamos  muito longe do objetivo de educação universal que era a alma da Internet quando esta foi criada .