“Na nossa sociedade, as novas tecnologias vieram substituir as pessoas e prejudicam as relações sociais.“

As novas tecnologias trouxeram múltiplas vantagens ao nosso dia a dia nos últimos anos. Incluímo-las  na nossa rotina e muitas  facilitaram a nossa vida, mas também trouxeram pontos não tão positivos como o distanciamento social e a dificuldade de nos relacionarmos. As opiniões sobre as vantagens e desvantagens que os avanços tecnológicos nos trouxeram são muito diversas.  Para alguns a tecnologia passou a ser a base da sua vida e preferem o seu uso às relações analógicas; para outros, representou a melhoria das suas vidas, mas sempre  procurando o equilíbrio e mantendo aspetos da sua vida anterior.

A meu ver, as tecnologias e o seu uso permitiram-nos melhorar a nossa vida em situações excecionais como a que estamos a viver pelos efeitos do COVID-19. Devido ao uso da internet e a uma grande variedade de dispositivos, pudemos continuar a estudar, trabalhar e até mesmo  criar alternativas de negócio ou de lazer que nunca antes tínhamos experimentado.  Alguns dos novos formatos que pudemos experimentar são os concertos através das redes sociais, o impulso das compras online em grandes e pequenas empresas, a adaptação, mais ou menos positiva, das aulas online desde a universidade a cursos de formação, etc.

Em segundo lugar, as contribuições tecnológicas fizeram grandes progressos na área da medicina e da saúde. É o caso das impressoras 3D e a possibilidade de criar próteses com um custo mínimo em material e desde casa, reduzindo os preços, ou inclusive a criação de órgãos aptos para transplantes.

Pelo contrário, alguns dos progressos tiveram consequências negativas para as nossas vidas, dado que podem levar ao isolamento social e à dificuldade de relacionamento. As redes sociais para muitos cidadãos acabaram por substituir as relações com as pessoas e tornaram mais difícil, às novas gerações, fazer amizades e conseguir relações reforçadas.

Outro exemplo é o uso excessivo de aplicações como o Tinder. Têm como vantagem a possibilidade de conhecer pessoas com os seus próprios gostos, apesar da distância, mas se não fizermos isso de forma responsável pode-se  tornar um “consumo de pessoas”.

Em suma, as novas tecnologias podem facilitar-nos a vida, inclusive na melhoria da nossa saúde, mas devemos ter consciência de que elas também representam grandes problemas se não as utilizarmos de forma responsável.