O avanço da tecnologia desenvolveu o conceito de teletrabalho. Portanto, existem muitos motivos que encorajam as pessoas a fazer este tipo de trabalho.

Por exemplo, muitos serviços de consultoria podem ser fornecidos usando apenas a via teletrabalho para o cliente se a pessoa/trabalhador tiver experiência nas áreas de idiomas, desenho e contabilidade, como trabalho freelancing através de empresas especialistas em trabalhar neste campo.

Eu já trabalhei neste campo quando estive no meu país com línguas diferentes: inglês, italiano e árabe. Para mim, cada pessoa na minha vida pensava que eu fazia  uma coisa fácil independentemente  daquilo que fazia. Os meus pais  achavam que eu ganhava  dinheiro sem  esforço, os meus amigos não aceitavam desculpas quando nos encontrávamos  depois do trabalho e chegava  mais tarde, a minha ex namorada dizia que eu não dava nenhuma importância a  ela, mas quando lhe comprava alguma coisa, transformava-se imediatamente. Os meus líderes eram os únicos que apreciavam o meu esforço, por isso me pediam para trabalhar mais tempo. Era uma fase boa na minha vida e mesmo que parecesse tão confortável, havia vantagens e desvantagens..

Vantagens:

Os custos e as despesas são reduzidos e consideravelmente menores; Existe uma grande liberdade e autonomia de trabalho, que pode ajudar na produtividade e gestão de tempo;

Alguma flexibilidade de horários;

Uma menor carga de stress, por não ter distrações de transporte, por exemplo.

Também pode haver um  aumento da disponibilidade para a família.

Desvantagens:

Dias de trabalho mais longos, com uma grande probabilidade de se prolongarem para lá do horário normal de trabalho;

Isolamento, rotina;

Não há uma ligação com a empresa fisicamente e com outras equipas;

Poderá ser mais difícil a progressão e construção de uma carreira sólida; Dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal; Poderá vir a ter dificuldades em se adaptar a um novo emprego se deixar de trabalhar em casa.