As lojas físicas e as lojas virtuais apresentam diferentes características. Algumas dessas características são as mesmas/idênticas/iguais, mas outras são bem/bastante/muito diferentes.

O horário da loja física, por exemplo, é limitado, enquanto a loja online funciona 24 horas por dia. Outra diferença diz respeito à deslocação: para comprar na loja física é preciso deslocar-se ao local, ao passo que / enquanto para comprar online não é. Outro aspeto é a entrega do produto, sendo desnecessário / não sendo necessário esperar pelos artigos na loja física, ao contrário do que acontece com a loja virtual. Há ainda a vantagem de os produtos comprados na loja física precisarem de menos embalagens do que os produtos comprados online.

Contudo/No entanto, não são só vantagens para as lojas virtuais. Há devoluções nos dois tipos de lojas, mas nas físicas são imediatas e, caso os clientes tenham problemas, é mais eficiente que falem/ falarem com os funcionários cara a cara na loja física.

Por outro lado, as lojas virtuais estão abertas para todas as pessoas, mas as físicas estão abertas só para as pessoas que vivem perto delas. Além das já referidas, não existem muitas diferenças entre a loja física e a virtual relativamente ao que respeita à acessibilidade e à experiência. É verdade que a loja física ganha em personalização à loja virtual, mas ela tem outras formas/modos/maneiras de personalizar o atendimento, apesar de nada substituir o contacto humano. Desta forma, o atendimento e o suporte através da internet exigem menos trabalho, o que leva a que a loja virtual tenha menos custos que a loja física.