Agora muita gente tem que trabalhar em casa por causa do coronavírus. De facto, o teletrabalho espalhou-se rapidamente nos últimos anos e ficou muito popular em todo o mundo. Vamos ver algumas vantagens e desvantagens do teletrabalho.

Quanto às vantagens da perspetiva da empresa, os custos podem ser reduzidos por não precisar de fornecer espaço de escritório para o trabalhador e os trabalhadores podem ser mais produtivos porque não sofrem as interrupções no trabalho que teriam num escritório.

Em relação às desvantagens para a empresa, fica mais difícil gerir trabalhadores em teletrabalho e monitorizar os seus desempenhos. Além disso, os riscos  de segurança das informações usadas pelos trabalhadores vão aumentar.

Sobre as vantagens do ponto da vista do trabalhador, o teletrabalho pode libertar o tempo que por dia seria gasto no caminho para o escritório. Também pode diminuir os gastos (as despesas) de  deslocação.

Em termos das desvantagens para o trabalhador, se calhar um trabalhador vai-se  sentir isolado por causa da falta da interação social com os seus colegas de trabalho e pode não ser possível trabalhar de forma eficaz devido a distrações no ambiente doméstico ou por falta da autodisciplina.

Como podemos ver, o teletrabalho vem num pacote de prós e contras. Mas com o esforço, os trabalhadores e as empresas vão resolver os problemas que estão a enfrentar.