O ponto mais ocidental de Europa continental fica em Portugal e chama-se Cabo da Roca. Situa-se na freguesia de Colares, concelho Sintra, no distrito de Lisboa. O cabo forma o último  ponto ocidental da Serra de Sintra. Luís Vaz de Camões descreveu-o como o local «onde a terra acaba e o mar começa.»

Este lugar sofreu muitas transformações nas ultimas décadas. Antes, não havia eletricidade e o farol trabalhava a gás, mas agora já tem muitos postes e cabos que alimentam a eletricidade para o funcionamento do farol e de outros edifícios (restaurante, loja de lembranças e outros ). Antigamente, o caminho era de terra batida,  hoje é estrada alcatroada. A primeira imagem mostra como o homem ia a pé para o Cabo da Roca. Tambem há  um carro antigo. Este lugar não tinha estacionamento.

A segunda imagem mostra que hoje em dia quase ninguem vai a pé, todos vão de carro ou de autocarro. Agora há um  estacionamento enorme. Também constuíram muitos edifícios,  mas parece  que o farol ficou igual. No entanto, é só a vista de fora , pois o interior está muito differente.

Naquela altura o homem vestia o fato completo e usava  chapéu, mas agora os portugueses vestem roupa descontraída. Hoje em dia o Cabo da Roca é visitado por mais turistas estrangeiros do que por portugueses.

Agora este lugar tem mais plantas e árvores. Para mim é mais lindo agora do que antes. Todos os dias milhares de turistas  visitam este lugar, porque é o ponto mais ocidental da Europa continental e o Cabo da Roca é um lugar maravilhoso, romântico e contemplativo.